06.11.20 - Notícia: Consulte informações sobre venda de medicamentos controlados

06/11/2020

Anvisa

Plataformas dão acesso a dados sobre fármacos. Para a Anvisa, a iniciativa representa um avanço na transparência e integração ao governo digital.

Quer saber mais sobre a venda de medicamentos controlados e antimicrobianos no Brasil? Então acesse o portal de serviços do Governo Federal (Gov.br) e o portal brasileiro de dados abertos. Neles você encontrará diversas informações da Anvisa sobre a comercialização de fármacos no país, de forma bastante detalhada e por meio de uma navegação simples e rápida!  

Como fazer a pesquisa? 
Vamos começar pela plataforma de serviços. Para ter acesso aos dados, basta acessar o portal Gov.br, ir até a área “Saúde e Vigilância”, selecionar o item “Fiscalização” e, em seguida, “Medicamentos e Produtos para Saúde”. Daí clique em “Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros”.  

Nesta área, selecione “Iniciar”. Feito isso, você terá acesso a duas opções de pesquisa: venda de medicamentos industrializados e venda de medicamentos manipulados.  

Entrando em qualquer uma dessas áreas, é possível fazer o levantamento de dados sobre a quantidade de fármacos vendidos no país, por estado e município, ano e princípio ativo, entre outros. O sistema permite, ainda, a geração de relatórios e gráficos.

Comece agora sua pesquisa: Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros.  

no portal brasileiro de dados abertos, as bases de dados estão disponíveis em forma de arquivos para download, que possibilitam a realização de diferentes tipos de análises e pesquisas. 

Bancos de dados
As novidades integram os bancos de dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que engloba informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e do Datavisa, que comporta referências do cadastro de medicamentos registrados.  

Os dados do SNGPC são objeto frequente de solicitações que, até então, eram atendidas por meio da análise individual. Por isso, a publicação de informações no Gov.br e no portal brasileiro de dados abertos não só democratiza de forma inédita o acesso aos dados como também traz referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas a respeito do consumo de medicamentos controlados e de antimicrobianos no país. 

Assim, a iniciativa representa um sólido avanço para o processo de transparência ativa da Agência, ao mesmo tempo em que se integra à estratégia do governo digital.  

A arquitetura dessas soluções foi desenvolvida pela equipe de Inteligência de Dados da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP), em parceria com a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) e a Gerência de Produtos Controlados (GPCON), com o apoio da Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN). 


Acesse!    
Gov.br: Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros
Dados abertos: Venda de Medicamentos Industrializados Sujeitos à Escrituração no SNGPC.