30.12.20 - Notícia: Confira a atuação internacional da Anvisa em 2020

30/12/2020

Anvisa

Balanço da atuação da área internacional da Agência inclui cooperações e acordos com diversos países.

A Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte) da Anvisa preparou um balanço de suas principais ações em 2020, entre cooperações, acordos e negociações com diversos países. 

Pandemia
Em um ano marcado pela pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pelo mundo, a Ainte marcou importante presença na interlocução com as embaixadas estrangeiras instaladas no Brasil e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para o repatriamento de brasileiros e estrangeiros. A área também atuou no esclarecimento oportuno de dúvidas e questões relacionadas à importação e exportação de materiais estratégicos para o combate à pandemia. Vale destaque ainda a articulação da Ainte, para que técnicos da Anvisa participassem do programa de pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação da segurança e eficácia de vacinas contra a Covid-19.

Relações Internacionais
A articulação e a cooperação internacional favorecem o desenvolvimento constante das capacidades regulatórias nacionais, com a troca de experiências e o aproveitamento das melhores práticas executadas por autoridades sanitárias dos diferentes países. Além disso, a participação em foros de convergência regulatória e acordos comerciais internacionais visam estabelecer um alinhamento técnico entre as autoridades e práticas leais de comércio entre os países.

Em 2020, a Ainte trabalhou intensamente para apoiar o reconhecimento da excelência regulatória da Anvisa no cenário internacional. Confira o infográfico com os principais destaques da área durante o ano:

Para saber mais sobre a atuação internacional da Anvisa, clique aqui.