30.11.17 - Notícia: Sistemas já estão funcionando normalmente

30/11/2017

Ascom/Anvisa

Empresas que utilizam os sistemas da Anvisa relataram alguns problemas com peticionamento, agendamento parlatório e geração de GRUs. Normalidade já foi restabelecida.
 
A Anvisa recebeu  nos últimos dias informações sobre a dificuldade de algumas empresa em utilizar os sistemas da Anvisa. Os relatos foram encaminhados pelo Sindicato da Indústria Farmacêutica do Estado de São Paulo (Sindusfarma).

As reclamações tratam principalmente dos sistemas de peticionamento de medicamentos, importação, histórico de modificação de produto (HMP), agendamento no Parlatório e geração da GRU para pagamento de taxas.

Os usuários dos sistemas da Agência também podem acompanhar a disponibilidade dos serviços e evitar dificuldades durante uma eventual indisponibilidade.

Confira: http://disponibilidade.anvisa.gov.br

Em alguns casos, as falhas podem ser provocadas também por problemas em sistemas de outras instituições que são integrados com a Anvisa, como Serpro e Banco do Brasil.
Entenda a situação e providências adotadas em relação aos sistemas da Anvisa.

Histórico de modificação de produtos e notificação simplificada de medicamentos
Foi identificada uma situação anormal que provocou a interrupção do fluxo de peticionamento. Este problema está sendo tratado pela equipa de TI e deve ser concluído nesta quarta-feira (29/11). A Anvisa também ampliou o número de máquinas dedicadas a este serviço para diminuir situações de indisponibilidade.

Agendamento de reunião no Parlatório
O sistema está funcionando normalmente.  A última ocorrência foi no dia 29 de setembro quando um incidente provocou a indisponibilidade do sistema por 3 dias úteis. Desde então o sistema funciona normalmente. Nos últimos 30 dias foram feitas 573.121 requisições e apenas 0,08% apresentaram falhas. A disponibilidade no período foi de 100%

Peticionamento Eletrônico de Importações (PEI)
No último mês foi registrado apenas um incidente, no dia 8 de novembro. Neste caso não houve necessidade de ação dos usuários já que as  emissões de GRU foram processadas no dia seguinte e encaminhadas normalmente para as caixas postais das empresas reguladas.

Em 30 dias, foram submetidos 36.659 processos e petições e apenas 24 casos foram reportados pelos usuários para correções pontuais.

Peticionamento Eletrônico
No último mês foram realizadas 3.771.936 requisições, sendo que apenas 4,25% tiveram algum tipo de falha. Mesmo nestes casos as falhas não são normalmente identificadas pelo usuários em razão do sistema de balanceamento da ferramenta. O sistema também teve 100% de disponibilidade nos últimos 30 dias.

UniGRU (geração de GRUs)
Nos últimos 30 dias foram feitas 238.865 requisições e apenas 1,02% apresentaram falhas. A disponibilidade também foi de 100%.