29.08.16 - Notícia: Instituto paranaense apoia pequenas e médias empresas a exportar

29/08/2016

Agência Gestão CT&I – 29/08/2016

Empresas paranaenses que buscam acessar mercados internacionais podem contar com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para realizar análises técnicas de seus processos e produtos. Esses estudos são fundamentais para atestar aos países importadores que os produtos paranaenses atendem às especificações técnicas das nações de destino.

Várias unidades do Tecpar trabalham em conjunto para ajudar o empresário a chegar no mercado internacional, como os laboratórios dos Centros de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, de Tecnologia de Materiais e de Medições e Validação; o Tecpar Informação; o Tecpar Educação; Tecpar Certificação e a Agência Tecpar de Inovação.

De acordo com gerente do Tecpar Informação, Rogério Moreira, os principais beneficiados pelo apoio do instituto são as pequenas e médias empresas. “Em tempos de crise, buscar mercados internacionais diminui a dependência apenas do consumidor brasileiro e dos sobressaltos da economia doméstica”, salienta.

Para exportar, o empresário precisa cumprir uma série de requisitos, como conhecer os aspectos jurídicos e legais para a exportação, tanto no Brasil quanto no país de destino, além de ter o produto qualificado para atender às exigências internacionais.

É nesta fase que entra o Tecpar. O instituto oferece capacitação para a exportação, cursos técnicos, identificação de requisitos legais, adequação de produtos e processos, inteligência de mercado, obtenção de marcas e patentes e certificação.

“O Tecpar tem especialistas que podem ajudar o empresário a conhecer os melhores mercados para seus produtos e que podem realizar ensaios que comprovem que tanto o produto quanto o processo atendem os requisitos legais e especificações técnicas do país de destino. Dessa forma, damos o apoio para o produto alcançar a qualidade esperada pelo cliente internacional”, pontua Moreira.

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: saúde e meio ambiente, tecnologia em materiais, medições e validação e informações tecnológicas.