29.06.16 - Notícia: Seminário de 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

29/06/2016

http://portalsaude.saude.gov.br

O Seminário de 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi realizado nos dias 22 e 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília/DF.

O Seminário teve como objetivo comemorar os 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – PNPMF e contou com aproximadamente 200 participantes, entre autoridades, palestrantes e convidados: coordenadores/ representantes dos projetos apoiados pelo Ministério da Saúde, pesquisadores/professores, membros do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (CNPMF) e do Grupo da Terra, representantes do Ministério da Saúde e de outros Ministérios, Anvisa, Farmacopeia Brasileira, Fiocruz, Embrapa, CONASEMS, coordenadores estaduais de assistência farmacêutica, representantes de COSEMS, além de parceiros de projetos – Itaipu Binacional, ACIENS e SUSTENTEC.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Ministro da Saúde – Sr. Ricardo Barros, do Secretário Executivo – Sr. Antônio Nardi, do Secretário de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos – Sr. Pedro Prata e, ainda, com a presença de representantes dos Correios, da Anvisa, do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços – MDIC, do Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e do Conasems.

Foram lançados a publicação comemorativa da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – PPNPMF, o carimbo comemorativo e o selo personalizado em comemoração aos 10 anos da Política.

Em seguida foi aberta a exposição “10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”.

A mesa-redonda nº 1 “Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: o papel do governo e da sociedade civil no monitoramento da PNPMF”, moderada por Leonardo Pereira (Núcleo de Fitoterapia-CGAFB/DAF/SCTIE/MS) contou com a participação de:
Secretaria Executiva do Comitê  – Katia Torres
Anvisa  – Ana Cecília Carvalho
Agricultura Familiar/Laboratório Yanten  – Teolide Turcatel.

A mesa-redonda nº 2 “Experiências exitosas na institucionalização da Fitoterapia no SUS” moderada por Leticia Ricardo (Núcleo de Fitoterapia-CGAFB/DAF/SCTIE/MS) contou com a participação de:
APL Rio Grande do Sul  – Silvia Czermainski
LAFERGS – Paulo Mayorga
AF PMF Bom Jesus/PI  – Clédja Moreno Benvindo
AF PMF São Lourenço/MG – Nayara Cunha Junqueira de Morais.

A mesa-redonda nº 3 “Processo de trabalho para inclusão de Fitoterápicos na Rename” moderada por Daniel Nunes (Núcleo de Fitoterapia-CGAFB/DAF/SCTIE/MS) contou com a participação de:
DAF/SCTIE/MS – Clarissa Heldwein
DGITS/SCTIE/MS  – Camila Chacarolli
Pesquisador da área ( – Eduardo de Jesus

A mesa-redonda de encerramento “Desafios para os próximos 10 anos” moderada por Emanuelly Soares (CGAFB/DAF/SCTIE/MS) contou com a participação de:
DAF/SCTIE/MS – Sandra Barros
DPG/SBF/MMA  – Rafael Marques
Bioma Pampa  – Marli Ruchel
  
Acesse aqui as apresentações.