29.05.17 - Notícia: I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

RedesFito em Foco N 5 - Maio/2017

O I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, vinculado à III Semana Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, acontecerá em Manaus (09 a 11/08/17). O evento pretende atualizar conhecimentos, compartilhar saberes e valorizar aspectos culturais locais. A organização é da Comissão Executiva da Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - SEMSA e diversos parceiros da RedeFito–Amazônia.

O Simpósio pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para implementar e manter ações que visem a promoção do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS) e da Política Nacional e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PPNPMF).

Convidados de diferentes instituições, nacionais e estrangeiras, apresentarão palestras e mesas redondas relacionadas ao cultivo, melhoramento, produção, controle de qualidade, biotecnologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação.

A conferência de abertura do Simpósio (09/08), abordará o tema “Plantas Medicinais e Fitoterápicos: da tradição à Ciência" e será proferida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz e Coordenador do Escritório das RedesFito, Glauco de Kruse Villas Bôas.

O conhecimento científico e tradicional serão tema principal do evento, que busca compartilhar saberes sobre as plantas medicinais e fitoterápicos, de forma gratuita com acadêmicos, profissionais de saúde, professores, pesquisadores e usuários em geral.

Durante o Seminário acontecerá exposição de trabalhos científicos, concurso de desenho, feira de produtos agroecológicos, além de apresentações culturais.

As Comissões Organizadora e Científica são compostas por representantes da Prefeitura Municipal de Manaus; da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA; da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

O período para submissão de trabalhos será de 01 a 31/06/17.

Conheça a página do evento para outras informações.