27.10.17 - Notícia: Evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conectando pesquisas e soluções

São Paulo/SP – 29 e 30 de novembro de 2017

O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), em seu papel de formulador, implementador e avaliador da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, organiza o evento “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2017: conectando pesquisas e soluções”, que ocorrerá em 29 e 30 de novembro em São Paulo/SP.

O Evento tem como objetivo debater os maiores avanços científicos de temas emergentes da agenda de saúde, com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais, com vistas à troca de conhecimento e ao estímulo à inovação no país. Além disso, busca oferecer espaço para interlocução entre a academia e o setor produtivo público e privado, a fim de conectar os resultados de pesquisas à geração de soluções em saúde.

Será oferecido um espaço para uma Feira de Oportunidades e Rodas de Conversas que permitirá que pesquisadores possam apresentar seus produtos/processos à empresas e a gestores como estratégia de investimento no desenvolvimento tecnológico. Esse momento objetiva reunir atores que compõem o sistema de ciência, tecnologia e inovação em saúde do Brasil, de modo a buscar alternativas para as lacunas existentes no atual modelo brasileiro, permitindo uma articulação para possíveis parcerias (academia & setor produtivo público e privado). Também haverá espaço para órgãos reguladores, a fim de facilitar o acesso e a interlocução dos grupos pertencentes ao setor saúde às entidades relacionadas à inovação (Anvisa, Conep, INPI, CGEN, CTNBIO, Concea, Conitec, etc).

O evento terá como ponto alto a cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo à Ciência e Tecnologia e Inovação para o SUS 2017 que visa valorizar a comunidade científica que contribui para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no país. O prêmio está na décima sexta edição e contabilizou 522 projetos inscritos em cinco categorias: Trabalho Científico Publicado; Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; Produtos e Inovação em Saúde e Experiência Exitosa do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS.