27.10.16 - Notícia: Semana do Conhecimento: sucesso absoluto

 27/10/2016

Anvisa

A Semana do Conhecimento da Anvisa – Conhecimento e Inovação na Regulação Sanitária foi encerrada nesta quinta (27/10) e a resposta do público foi unânime: o evento foi um sucesso. Aberta ao público em geral pela primeira vez, a Semana do Conhecimento ofereceu aos seus participantes – 1.253 inscritos e 2.065 visualizações pela internet – mesas, painéis e oficinas dos mais variados temas, sem, no entanto, abandonar o foco: como agregar e disseminar conhecimento e, assim, contribuir para com o aprimoramento das práticas regulatórias no Brasil.

Drauzio Varella, famoso oncologista, autor de livros e apresentador de TV, fez, via Skype, a palestra de abertura da Semana. Já as mesas redondas abordaram temas amplos, tais como “Regulação baseada em evidências: o conhecimento científico como base para a ação regulatória”; “Metodologia de análise de risco e a inserção do conceito de benefício na avaliação da ação regulatória”; “Conhecimento científico, conhecimento popular e a mídia como agente social de saúde”; “A medicina do futuro, tendências e a saúde no Brasil: principais inovações em saúde, pesquisas e novas tecnologias; e “Tendências e desafios para Regulação em Saúde no Brasil”.

Já os painéis exploraram assuntos como “Abordagem de análise de risco aplicada internacionalmente por Autoridades Reguladoras” e “Reguladores do Futuro”.

O encerramento se deu com um debate que envolveu o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, o diretor de Regulação Sanitária, Fernando Mendes, o diretor-adjunto de Monitoramento e Controle Sanitários, Roberto Vasconcelos, e representantes do setor regulado, do Conass e do Conasems.

Clique aqui e assista ao vídeo em que o diretor-presidente Jarbas Barbosa faz um balanço sobre o sucesso da Semana do Conhecimento.

Premiações
O encerramento do evento foi marcado pela cerimônia de entrega do 3º Prêmio Univisa de Gestão Regulatória. A cerimônia marcou o último dia da Semana do Conhecimento na Agência, momento em que foram premiadas ideias e projetos desenvolvidos pelos servidores para melhorar a gestão regulatória e institucional da Agência.

O servidor Fábio Caetano Coelho foi premiado com o primeiro e segundo lugares na categoria Gestão Institucional: o projeto Sistema Digital de Entrega de Processos foi o primeiro lugar dentre os 11 projetos inscritos. Já o projeto Acompanhamento da Produtividade para Gestores ficou na segunda colocação. Os servidores Michelle Reis, Rodrigo Savini e Renato Silva receberam a terceira colocação, com Gestão de Projetos de Contrato Administrativo da Gelog.

Na premiação Gestão Regulatória, o primeiro lugar dentre os 9 inscritos foi concedido ao projeto Agiliza PAF, desenvolvido na incubadora de projetos Fábrica de Ideias da Anvisa. O segundo, foi para Revisão de Gestão de Aditivos Alimentares, da servidora Laila Mouawad. O terceiro colocado ficou com o tema Transparência Regulatória na Cadeia de Controle de Medicamentos, de Varley Sousa.

Fábrica de Ideias
Os dois projetos vencedores da Fábrica de Ideias também foram premiados na manhã desta quinta-feira (27/10). O Capacip@f e o Anvisa+: a Anvisa mais perto de você foram as propostas desenvolvidas para incubação e implantação na Agência (clique aqui e conheça as propostas).

Mas a qualidade dos trabalhos apresentados chamou a atenção da banca avaliadora. Tanto que outro projeto recebeu Certificado de Reconhecimento da Diretoria da Agência: o Anvisa + próxima de você.

O projeto Fábrica de Ideias também mereceu destaque. O conceito do projeto também teve origem em uma ideia apresentada por servidores em uma das turmas do Programa de Formação Aplicada. Foi idealizado para mobilizar e eliminar barreiras à inovação, promovendo ideias que gerem valor e ao mesmo tempo que resolvam problemas de forma criativa e inovadora.