24.09.18 - Notícia: William Dib é o novo presidente da Anvisa

21/09/2018

Diário Oficial da União

O presidente Michel Temer nomeou William Dib para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com mandato até 21 de dezembro de 2019. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). Dib é atualmente diretor de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa (Dimon/Anvisa)

A íntegra do Decreto:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
MINISTÉRIO DA SAÚDE
DECRETO DE 20 DE SETEMBRO DE 2018
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso
XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 11, da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro
de 1999, e no art. 5º, parágrafo único, da Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, resolve:
NOMEAR WILLIAM DIB, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária - ANVISA, com mandato até 21 de dezembro de 2019. Brasília, 20 de
setembro de 2018; 197º da Independência e 130º da República.
MICHEL TEMER
Adeilson Loureiro Cavalcante

Perfil

Veja abaixo o perfil de William Dib publicado no site da Anvisa:

William Dib é médico, cardiologista, especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar.

Iniciou sua trajetória profissional como médico na Prefeitura de São Bernardo e médico perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Secretário de Saúde de São Bernardo (SP), em mais de uma oportunidade, William Dib teve participação decisiva na adesão daquele município às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em meados de 1985, como secretário de Saúde de São Bernardo, Dib participou, a convite do então ministro da Previdência, Waldir Pires, do planejamento da Ações Integradas de Saúde (AIS), criada pelo extinto Conselho Nacional de Administração de Saúde Previdenciária (Conasp), visando otimizar os recursos, a universalização e a descentralização da saúde pública.

O principal fruto das AIS foi sua consolidação com o Sistema Unificado de Descentralização da Saúde (SUDS) em 1987, e com a criação do SUS, na Constituição Federal de 1988, William Dib ajudou a instituir a Associação dos Secretários Municipais de Saúde, que hoje tem assento no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Consequência direta desses eventos que antecederam a criação do SUS, a cidade de São Bernardo do Campo, da qual Dib era secretário de Saúde, foi pioneira na implantação das diretrizes fundamentais do SUS, como a municipalização, a participação popular e a implantação do programa de saúde da família.

Sua carreira política começa em 1992, quando William Dib foi eleito vereador por São Bernardo do Campo. No ano 2000 foi eleito vice-prefeito na chapa majoritária. No ano de 2003, assumiu, pela primeira vez, o cargo de prefeito.  No ano seguinte foi eleito prefeito com 76,37% dos votos válidos. Tornou-se, assim, o prefeito mais votado da história do município e das cidades com mais de 200 mil eleitores no país.

Em 2008, William Dib recebeu o prêmio entre os 100 Melhores Prefeitos das América, do Instituto Certificação Internacional Município e Cidadania, de Brasília, além do prêmio Prefeito Empreendedor (2005).

Em 2010, Dib foi eleito deputado federal de São Paulo com 113.827 votos. Ele é diretor da Anvisa desde dezembro de 2016, com mandato de três anos.