23.10.18 - Notícia: Seminário analisa evolução da Farmacovigilância no Brasil e no mundo

09/10/18

Portal 2A+ Cosmética - Jornalista: Indefinido

O Sindusfarma realizou nos dias 3 e 4 de outubro o “Seminário Farmacovigilância: Onde estamos e para onde vamos”, com a participação de especialistas da Anvisa, centros de vigilância sanitária e de indústrias farmacêuticas. Os dois dias de evento foram transmitidos ao vivo, via internet.

O encontro discutiu a evolução dos principais conceitos de Farmacovigilância no Brasil e no mundo, tendo em vista os ajustes regulatórios requeridos pela participação do país como membro do ICH – Internacional Conference on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use.

O gerente de Farmacovigilância da Anvisa (GFARM/Anvisa), Marcelo Vogler, foi um dos palestrantes do encontro, coordenado por Rosana Mastellaro, diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma.

Lara Rodrigues, da Boehringer Ingelheim, falou sobre aspectos da detecção de sinais. “Abordamos questões técnicas e processuais dessa atividade que é tão importante para a gente conseguir encontrar os principais riscos do produto a partir desse universo de informações que a gente encontra hoje em dia”, disse a consultora. “É realmente um desafio lidar com tantas informações – a quantidade e também a qualidade – e é isso que precisa mover nossas futuras ações, para garantir que as informações cheguem com melhor qualidade e que a gente consiga tirar resultados e conclusões mais apropriados e tomar as decisões mais importantes para a saúde pública e levar mais saúde e segurança para os pacientes”.

Karla Ferreira, especialista da GFARM/Anvisa, apresentou o projeto ICH E2B(R3), que é a implementação no Brasil do VigiFlow (conhecido no país como VigiMed), o sistema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a captação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos. “Espero contar com a participação de todos nesse enorme desafio que é, para o país, a implementação do E2B(R3)”.

Conheça todos os palestrantes: