23.09.19 - Notícia: Importação de produtos: conheça os aperfeiçoamentos

23/09/2019 

Ascom/Anvisa

Estratégias implantadas para a padronização das ações de importação aumentam previsibilidade regulatória e reduzem custos para o setor ligado ao comércio exterior.

A Anvisa tem implementado diversas estratégias voltadas à padronização das ações de controle sanitário da importação de medicamentos e produtos biológicos. O objetivo é aumentar a previsibilidade regulatória e reduzir os custos para o setor ligado ao comércio exterior.  

Uma dessas estratégias é o treinamento em importação de medicamentos e produtos biológicos. O evento, realizado no dia 12/9, em Brasília, reuniu 170 pessoas ligadas às empresas que atuam no âmbito do Posto de Anuência em Importação de Medicamentos (Pafme). Nos próximos dias, a Anvisa encaminhará os certificados de participação. 

Os participantes foram capacitados segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 81/2008 e normas sanitárias relacionadas. Na ocasião, foi apresentado o Manual de Importação de Medicamentos e Produtos Biológicos, que será publicado em breve. 

Além do treinamento do setor regulado e do Manual, outro aperfeiçoamento é a consolidação de procedimentos operacionais padrão (POPs) de análise de processos de importação para os anuentes. A aprovação desses procedimentos, ao garantir a uniformidade na execução, proporciona segurança a todos os envolvidos, assegurando mais qualidade. 

Treinamento 
Quer saber mais sobre o treinamento em importação de medicamentos e produtos biológicos? Acesse a apresentação.