23.09.16 - Notícia: Edital oferece recursos para infraestrutura de pesquisa de ICTs da Amazônia Legal

16/09/2016

Agência Gestão CT&I 

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou uma chamada pública de apoio à infraestrutura de projetos de pesquisa de instituições científicas e tecnológicas (ICTs) da Amazônia Legal. No total, serão disponibilizados R$ 20 milhões da linha de crédito não reembolsável. As propostas podem ser submetidas até 10 de outubro.

Poderão concorrer instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, incluindo organizações sociais, localizadas na região de abrangência da Amazônia Legal, como os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Entre os objetivos do edital estão: melhoria da infraestrutura laboratorial e de equipamentos das instituições de pesquisa; fortalecimento da capacidade de P&D das ICTs; promoção do crescimento e consolidação da pesquisa científica e tecnológica na região; capacitação de pesquisadores de alto nível; e estímulo à cooperação entre grupos de pesquisa da Amazônia Legal.

A chamada dará prioridade a alguns temas, como melhoria da infraestrutura laboratorial básica em todas as áreas do conhecimento, estabelecimento e manutenção de acervos de natureza histórica, geográfica e cultural, entre outros.