23.09.16 - Notícia: CCVisa realiza primeira reunião com novos membros

21/09/2016

Anvisa


A Anvisa sediou, nesta quarta-feira (21), a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Científica em Vigilância Sanitária, a CCVisa. Durante o encontro, os titulares e suplentes da Comissão trataram de temas relacionados à vigilância sanitária, abordando questões como risco, convergência regulatória e novas perspectivas.

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, destacou alguns desafios da vigilância sanitária e também tratou de questões relacionadas à regulação. Segundo Jarbas, a Agência atua com uma diversidade muito grande de objetos, que vão desde medicamentos e cosméticos a alimentos industrializados e serviços de saúde. Além disso, a instituição também coordena o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). “Fizemos questão de separar bem qual é a contribuição mais estratégica que este CCVisa traz para a Anvisa, de maneira que a gente possa tratar de temas que sejam mais transversais”, sintetizou.

Comissão
A CCVisa assessora a Agência na avaliação e regulação de novas tecnologias de interesse da saúde. Também auxilia em temas e discussões estratégicas de cunho técnico-científico no campo de atuação da Anvisa. Os membros da Comissão possuem notório saber técnico-científico, sendo a participação na CCVisa considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

A Anvisa poderá consultar o grupo sobre temas que incentivem o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde no país. Os membros da Comissão têm mandato de três anos, permitida uma recondução pelo mesmo período. O grupo atua mediante demandas da Diretoria Colegiada da Anvisa e pode indicar consultores ad hoc ou instituições de ensino e pesquisa para a elaboração dos estudos e pareceres.