20.05.19 - Notícia: Encontro debaterá atuação da vigilância sanitária

20/05/2019

Ascom/Anvisa

Anvisa, secretários estaduais de saúde e coordenadores estaduais de vigilância sanitária irão se reunir em Brasília, na próxima quarta-feira (22/5), para dialogar sobre o modelo de atuação da vigilância sanitária.

A Anvisa realiza, na próxima quarta-feira (22/5), um encontro nacional com os secretários estaduais de saúde e os coordenadores estaduais de vigilância sanitária. O objetivo do encontro, que ocorre na sede da instituição, em Brasília (DF), é apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Agência para dialogar com os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o modelo de atuação da vigilância sanitária.  

Tais iniciativas pretendem favorecer o planejamento e a programação da atuação interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), considerando as respectivas competências e atribuições de cada ente federativo. Além disso, consideram as diretrizes para a gestão do SNVS, bem como o entendimento dos fluxos e processos regulatórios entre os entes e a definição de indicadores e metas, proporcionando a proteção e a promoção da saúde da população por meio da intervenção nos riscos decorrentes de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. 

Na ocasião, a Anvisa apresentará projetos que estão em desenvolvimento para o favorecimento da gestão do SNVS, como, por exemplo, os que tratam da gestão da informação, de práticas avaliativas, de gestão da qualidade e da formação e do aperfeiçoamento do próprio Sistema. Será apresentado, ainda, o novo modelo regulatório da Agência.  

O encontro também contará com palestras sobre a inovação no setor público, a escola virtual de governo, rede simples e financiamento do SUS. Após as explanações, serão abertas rodas de conversa para discussão e interação sobre os temas abordados. 

O evento será transmitido ao vivo pelo portal da Anvisa. Para acompanhar, basta clicar aqui.