18.04.18 - Notícia: Uso de suplementos é indicado para complementar uma alimentação saudável

18/04/2018

Guia Portal Sorocaba.com

O suplemento alimentar foi desenvolvido como complemento para a dieta e repositor rápido de nutrientes essenciais, fornecendo carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, que podem estar faltando ou sendo não sendo consumidos em quantidade correta por quem pratica atividade física e mental intensa. Hoje, tão famoso e falado na área esportiva, cabe até receio por parte daqueles que não visam uma alta performance, mas desejam qualidade de vida através da alimentação e não conseguem alcança-la somente com alimentos.

Segundo a nutricionista Mariana Jacob, o uso de suplementos na dieta depende muito de como está o consumo alimentar do paciente, se ele decide que não consegue ingerir o volume de micronutrientes e macronutrientes fundamentais, é necessária a suplementação. “Por exemplo, executivos de grandes empresas normalmente relatam que não vão parar uma reunião para fazer uma refeição, comer uma maçã ou o que quer que seja que tenham prescrito pra ele, e não vão mesmo. Ou então, a terceira idade. Normalmente, o idoso não consegue consumir o quanto ele deveria de alimentos proteicos, como carnes, leguminosos, etc. Público vegetariano também. Quando a gente não consegue atingir o nível ideal de nutrientes com comida, temos que suplementar.”

Além disso, a nutricionista alerta sobre a importância de ficar atento à qualidade do suplemento escolhido e a dosagem correta. “A suplementação não é algo ruim, ela só vai ser usada de forma maléfica se for feita sem orientação. Por exemplo, o pessoal vai à loja e compra sem indicação, as vezes até suplementos de má qualidade, e aí fora a carga de corante que é alta, normalmente se tem uma quantidade maior de carboidrato do que deveria, e muita lactose.”

De olho na necessidade do consumidor, já existem marcas focando na praticidade para quem não tem tempo de fazer uma refeição completa, como é o exemplo da WCup, uma empresa de suplementos alimentares originária da Bélgica que tem como proposta produtos mais leves, mas com uma resposta mais rápida. De acordo com o responsável técnico da marca, José Roberto Gomes Pinto, o objetivo da companhia é beneficiar atletas, bem como aqueles que tem uma rotina corrida e não conseguem se alimentar corretamente, mesmo sem a intenção de frequentar a academia. “Os suplementos são a forma de obter instantaneamente uma reposição de nutrientes essenciais, afinal, nosso corpo não metaboliza os alimentos na mesma velocidade que as reservas são consumidas com atividades físicas e mentais”.

Mas tanto a nutricionista quanto a WCup deixam claro que atividades físicas são indispensáveis e necessárias para se alcançar qualidade de vida, bem como uma alimentação adequada, e que toda suplementação deve ser prescrita por um profissional capacitado a indicar o produto e a quantidade ideal para o organismo e objetivos de cada pessoa.