13.11.15 - Notícia: Anvisa participa de congressos sobre toxicologia no RN

13 de novembro de 2015

Anvisa

Especialistas da Anvisa participaram do XIX Congresso Brasileiro de Toxicologia e do 9th Congress of Toxicology in Developing Countries, realizados em Natal (RN), entre os últimos dias 07 e 10 de novembro. Ambos os congressos foram oportunidades importantes de atualização dos conhecimentos na área de toxicologia, com apresentações das pesquisas aqui desenvolvidas e trocas de conhecimento entre toxicologistas nacionais e internacionais.

Os eventos contaram com a participação de especialistas do setor regulado, da comunidade científica, de agências reguladoras dos EUA e da União Europeia, além de estudantes de graduação e pós-graduação.

A Anvisa compôs três mesas redondas, todas com palestras em inglês, com os seguintes temas: “Hazard assessment approach in the new brazilian proposal of pesticide regulation” (Abordagem da avaliação de risco na nova proposta de regulação de agrotóxicos), “Anvisa’s perspectives on Brazilian toxicological re-evaluation of pesticides” (Pesrpectivas da Anvisa na reavaliação toxicológica de agrotóxicos no Brasil) e “Brazil Regulatory Acceptance of Alternative Methods to animal testing” (Aceitação dos métodos alternativos de testes em animais pela regulação no Brasil).

Com sua participação nos congressos, a Anvisa inicia uma discussão com o setor regulado, a academia e outros especialistas da área de toxicologia para auxiliar no aperfeiçoamento do processo de reavaliação de agrotóxicos, com a definição de critérios relevantes e busca por  previsibilidade e transparência em todas as suas etapas.