11.10.19 - Notícia: Ferramenta torna acessível ciclo da análise de petições

11/10/2019

Ascom/Anvisa

Painel disponível no portal da Anvisa mostra os prazos das etapas da análise de uma petição e abre mais uma janela de transparência para a sociedade.

A Anvisa acaba de disponibilizar, em seu portal, o Painel do Ciclo de Análise de Petições, uma ferramenta que mostra todas as etapas de um processo de petição, desde a entrada na fila de análise até o momento em que os registros e as autorizações são finalizados.

Projetado pela equipe de Inteligência de Dados da área de Conhecimento, Inovação e Pesquisa da Agência, o painel é resultado de várias oficinas e debates realizados com diferentes áreas da Anvisa, que validaram as fases e as regras de negócio. Seu objetivo é apresentar, em diversos níveis de análise, os principais estágios e os tempos do ciclo de vida da análise de petições.

Com a disponibilização desse instrumento, a sociedade tem a oportunidade de conhecer, via web, os prazos médios e medianos para a concessão de registro de produtos e de Autorizações de Funcionamento de Empresas (AFEs). A nova ferramenta, portanto, reafirma o compromisso da Anvisa com a transparência de seus dados e processos.

Inteligência de dados
O painel aglutina cubos, tabelas de banco de dados e gráficos que disponibilizam informações extraídas e tratadas a partir da versão atual do sistema Datavisa. Ele viabiliza também a aplicação de diversos filtros que possibilitam o refinamento das informações.

Devido à sua complexidade e relevância, o projeto do ciclo de vida de análise de petições foi o único a compor o programa Acelera 2019. O Acelera tem como objetivo trabalhar os vários desafios institucionais em um ambiente de experimentação. Nele, equipes multidisciplinares cooperam entre si, com a utilização de metodologias inovadoras na busca de soluções viáveis para os problemas corporativos.