11.04.17 - Notícia: Brasil recebe Codex Alimentarius de Contaminantes

11/04/2017

Ascom/Anvisa

O Brasil recebeu na última semana a 11ª Reunião do Comitê do Codex Alimentarius de Contaminantes em Alimentos. Evento reuniu 50 países.

O Brasil sediou a 11ª reunião do Codex Alimentarius de Contaminantes em Alimentos. O evento organizado pela Anvisa contou com a presença de 200 delegados de 50 países. Contaminantes são substâncias que não são adicionadas intencionalmente aos alimentos. Eles podem ocorrer naturalmente ou se formar durante a fabricação, manuseio, armazenamento, processamento ou distribuição dos alimentos. Os contaminantes também podem ser trazidos para os alimentos por meio da água, do ar ou do solo.

Limite de contaminantes
O Comitê de Contaminantes do Codex Alimentarius estabelece os níveis máximos permitidos desses contaminantes nos alimentos, visando à proteção da saúde dos consumidores e práticas justas no comércio internacional de alimentos
Para o Brasil, a participação da delegação chefiada pela área de avaliação de risco e eficácia em alimentos da Anvisa trouxe alguns resultados importante. Veja abaixo:
1. Coordenação do documento de discussão sobre os alimentos que atualmente não estão contemplados na Norma Geral de Contaminantes do Codex e para os quais devem ser estabelecidos limites máximos para o contaminante chumbo.
2. Coordenação do documento de discussão sobre limites máximos de aflatoxinas e esterigmatocistina em cereais.
3. Coordenação conjunta com Equador e Gana do documento de discussão de limites máximos de cádmio em chocolates e misturas de cacau e chocolate para consumo final.
O evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi organizado pela Anvisa, em parceria com o Ministério de Relações Econômicas do Países Baixos e apoio do Comitê do Codex Alimentarius no Brasil, sob coordenação do Inmetro.

Saiba mais sobre o Codex Alimentarius