10.11.17 - Notícia: Novos rótulos de alimentos são discutidos em painel

10/11/2017

Ascom/Anvisa

No evento em Brasília, as opções de rotulagem mais claras e adequadas para o consumidor foram discutidas. Comparação entre modelos ainda será concluída.
 
A Anvisa realizou nesta quinta-feira (9/11) no auditório da Agência, o 1º Painel Técnico Sobre Rotulagem Nutricional Frontal de Alimentos.

O evento, realizado com o apoio do Ministério da Saúde, contou com 181 participantes do governo federal, de estados e de municípios, do setor produtivo, de organizações e movimentos sociais, de pesquisadores nacionais e estrangeiros e de países do Mercosul. Quase 1500 pessoas acompanharam o Painel pela transmissão on-line.

Durante o evento foram discutidas as propostas de rotulagem nutricional frontal encaminhadas à Anvisa após a conclusão do Grupo de Trabalho sobre Rotulagem Nutricional.

Também foram apresentadas referências internacionais, sendo um a experiência chilena na implementação do seu modelo de rotulagem nutricional frontal, e outro as pesquisas realizadas pelo Uruguai para apoiar a proposta que encontra-se em discussão naquele país.

As pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil para avaliar o entendimento do consumidor brasileiro frente às diversas propostas que estão sendo avaliadas pela Anvisa também estiveram em discussão durante o painel técnico.

Os estudos comparativos dos diferentes modelos ainda estão em andamento e serão subsídio importante para a tomada de decisão pela Anvisa quanto ao modelo mais apropriado ao consumidor brasileiro.

O evento faz parte da estratégia regulatória de revisão dos regulamentos de rotulagem geral e nutricional de alimentos. O objetivo é garantir um debate transparente, baseado em evidências e com ampla participação social.

Os próximos passos incluem a discussão de outros pontos importantes dos regulamentos como a abrangência e exceções dos regulamentos, os perfis nutricionais, as bases de declaração e os ingredientes a serem declarados da rotulagem nutricional, critérios de legibilidade, entre outros. As datas das próximas reuniões serão divulgadas em breve.

Saiba mais: Rotulagem de alimentos: qual é a proposta