10.11.16 - Notícia: Presidente da Anvisa faz palestra na Interfarma

10/11/2016

Ascom/Anvisa

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou do encontro da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma)

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou, nesta quarta-feira (9/10), como convidado palestrante do encontro da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), ocorrido em São Paulo.

No encontro, o diretor-presidente abordou “Os Desafios da Vigilância Sanitária no Brasil" para dirigentes de laboratórios farmacêuticos. Na ocasião ele também enfatizou a necessidade da convergência das fiscalizações mais sensíveis para os níveis estaduais e federal, deixando aos municípios as atividades de fiscalização com características mais locais. Entre outros assuntos, Jarbas também falou que a Anvisa está procurando melhorar a rastreabilidade dos processos em análise na Agência e adiantou que a autarquia será a primeira a instalar um Comitê de Integridade. 

O diretor-presidente salientou que a Anvisa tem interesse em dialogar com o setor regulado para aperfeiçoar suas atividades. "Posso dizer que já temos tradição nesse diálogo". O presidente-executivo da Interfarma, Antônio Brito, por sua vez, disse que o fortalecimento técnico da Anvisa é garantia de segurança e eficácia para os medicamentos à disposição dos brasileiros.

Na capital paulista, Jarbas também se encontrou com o secretário estadual de Saúde, David Uip. Com David, ele tratou da uniformização das inspeções sanitárias em indústrias farmacêuticas, por meio da adoção de Protocolos de Inspeção validados internacionalmente. O secretário foi favorável à adoção do critério proposto por Jarbas.