08.12.17 - Notícia: Integravisa discute Plano de Gerenciamento

08/12/2017 

Ascom/Anvisa

Projeto é uma iniciativa da Anvisa, com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a partir do Proadi-SUS

O encerramento dos trabalhos do Projeto IntegraVisa ocorreu na 5ª Oficina, neste dia 5 de dezembro, quando foram apresentados os subsídios levantados para o Plano de Gerenciamento. O objetivo do IntegraVisa é a qualificação da gestão das ações estratégicas de Vigilância Sanitária.

A proposta do Plano de Gerenciamento é a identificação de estratégias para o monitoramento das ações críticas, cujo levantamento foi realizado durante as visitas aos dez estados participantes do Projeto.

Com o retorno dos subsídios para o Plano de Gerenciamento, o Projeto conclui as atividades previstas para o desenvolvimento dos três planos que compõem o IntegraVisa: Harmonização; Descentralização, cujas propostas foram aprestadas na Oficina 4, realizada em outubro/2017; e o de Gerenciamento.

A partir dos subsídios identificados para cada Plano, a Anvisa promoverá os desdobramentos para sua implantação:
• Harmonização: proposta do processo de harmonização dos procedimentos e práticas relativos às ações críticas;
• Descentralização: identificação de critérios, requisitos e parâmetros para uso nas pactuações entre os Entes Federados das ações críticas. Proposta está já considerada para implementação da organização do SNVS no âmbito das ações críticas (inspeção em indústria de medicamento, insumo farmacêutico ativo e produtos para saúde classe III e IV).
• Gerenciamento: desenvolver estratégias de monitoramento para o acompanhamento da execução qualificada das ações críticas no SNVS fundamentadas nas pactuações em Comissões Intergestoras Bipartites.

O IntegraVisa é uma iniciativa da Anvisa, com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a partir do Proadi-SUS. O projeto é coordenado pela Gerência-Geral de Coordenação e Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.