08.11.18 - Notícia: Anvisa conhece experiência croata em farmacovigilância

07/11/2018

Ascom/Anvisa

Objetivo da visita à agência reguladora da Croácia foi conhecer o uso do VigiFlow, sistema de notificação de reações adversas a medicamentos utilizado pela OMS.
 
Servidores da Anvisa participaram, no dia 2/11, de uma reunião com membros da Agência Croata de Medicamentos e Dispositivos Médicos (Halmed), em Zagreb, capital da Croácia. O objetivo do encontro foi aprofundar conhecimentos sobre atividades de farmacovigilância implementadas naquele país.

A atividade de benchmarking, que permite comparar e analisar métodos de trabalhos entre órgãos e entidades, buscou cooperação com a autoridade regulatória da Croácia com foco na troca de experiências, especialmente sobre o uso do VigiFlow (sistema de notificação de eventos adversos utilizado pela Organização Mundial da Saúde – OMS).

O principal motivo da visita à Croácia é que, em breve, o VigiFlow será o novo sistema de notificação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos da Anvisa, em substituição ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa). Por isso, a missão foi formada por servidores da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). 

Durante o encontro, também foi apresentada à Anvisa a expediência da Halmed em relação ao uso de um aplicativo criado para dispositivos móveis, que permite a realização de notificação de eventos adversos em medicamentos na Croácia.

Para a GGMON, a atividade de benchmarking agregou conhecimento à Anvisa para o fortalecimento da vigilância pós-mercado de medicamentos e de outros processos de trabalho relacionados à farmacovigilância.