08.11.16 - Notícia: Prebióticos podem amenizar os sintomas da asma durante a corrida

07/11/2016 

Webrun-BR  - WEB

Incluir carboidratos na dieta melhora sua respiração

Estudo divulgado pelo Jornal Britânico de Nutrição, relatou que os sintomas de asma causados pela prática de exercícios, principalmente na hora da corrida, podem ser significativamente amenizados com o consumo de suplementos prebióticos.

Os prebióticos são carboidratos não digeridos pelo intestino e que por isso, acabam estimulando a proliferação e ação das bactérias que causam benefícios ao organismo. O estudo revelou que eles podem ajudar a reduzir o estreitamento e a inflamação das vias aéreas. Os testes foram feitos por cientistas do esporte da Universidade de Nottingham Trent, eles observaram que um grupo de pessoas com asma, gerada pela prática de atividade física, podem consumir os prebióticos como uma terapia potencial.

Acredita-se que os micróbios que vivem no intestino podem ter grande influência na função imune e nas alergias, sendo assim importantes no tratamento de doenças nas vias aéreas.

Para quem quer fazer o teste uma boa opção de alimento prebiótico, para ser introduzida na alimentação, é a biomassa de banana verde, que devido ao seu alto teor de amido, que não é digerido e nem absorvido no intestino, fermenta e produz substâncias que servem como fonte de energia.

Além da biomassa, esse carboidrato também pode ser encontrado na cebola, farinha de trigo, alho, tomate, cevada, aveia, trigo, mel, cerveja, chicória, alho-poró, aspargos e alcachofra.