08.09.20 - Notícia: Participe do Webinar sobre biovigilância

08/09/2020 

Por: Ascom/Anvisa

Objetivo do seminário virtual é apresentar a norma que trata do Sistema Nacional de Biovigilância. Evento será realizado na quinta-feira (10/9), às 10h.

Você quer conhecer melhor a norma sanitária inédita no país que instituiu o Sistema Nacional de Biovigilância? Então, anote aí: quinta-feira (10/9), a partir das 10h, a Anvisa realizará um seminário virtual, o chamado Webinar, em que serão abordados os objetivos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 339/2020, bem como seu escopo e abrangência. 

O evento será também uma oportunidade para prestar esclarecimentos àqueles envolvidos com o uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos sobre os procedimentos de notificação compulsória de eventos adversos em biovigilância à Anvisa. Além disso, serão dadas orientações a respeito dos prazos de notificação e das responsabilidades referentes aos mecanismos de prevenção de doenças transmissíveis e a consequente redução de custos ao Sistema Único de Saúde, o SUS. 

Para participar do Webinar não é necessário efetuar nenhum tipo de cadastro prévio. Basta clicar no link abaixo no dia e horário agendados.

10h – Webinar Anvisa: Orientações sobre a RDC 339/2020, que dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Biovigilância. 

Com a realização desse seminário virtual e as orientações dirigidas aos profissionais de saúde, é esperado reduzir a subnotificação de eventos adversos em biovigilância. Essa subnotificação foi apresentada no 1º Relatório de Dados de Biovigilância, divulgado em julho. A publicação apresenta uma análise quantitativa dos eventos adversos decorrentes de transplantes e do uso terapêutico de células e tecidos em enxertos, implantes e reprodução humana assistida, reportados pelos estabelecimentos de saúde. Os dados do documento são referentes ao período compreendido entre julho de 2015 e dezembro de 2018.  

Saiba mais
A Biovigilância é um conjunto de ações de monitoramento e controle que abrange todo o ciclo de células, tecidos e órgãos humanos – desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo. Tem como objetivo obter e disponibilizar informações sobre riscos e eventos adversos, a fim de prevenir sua ocorrência ou recorrência.

A notificação à Anvisa de reações adversas em biovigilância é realizada por meio de formulário padronizado: Ficha de notificação individual de reações adversas em biovigilância. Esse monitoramento é fundamental para que sejam estabelecidas medidas para a minimização de riscos aos pacientes. 

Webinar para quê?
Para fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o seminário. A gravação do evento ficará disponível para visualização, no mesmo link da transmissão, após seu término.