08.09.16 - Notícia: Gengibre auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais

02.09.2016

Portal Nutritotal

Publicado na revista Biomaterials, um estudo demonstrou que nano partículas comestíveis de gengibre aliviam sintomas de doenças inflamatórias intestinais (DII), como doença de Crohn e colite ulcerativa.

Três nano partículas derivadas do gengibre (GDNP), que haviam sido isoladas e purificadas a partir do suco da raiz foram testadas por Zhang e seus colaboradores. Cada nano partícula media cerca de 230 nanômetros de diâmetro e continham altos níveis de lipídios, algumas proteínas e grandes quantidades de compostos bioativos do gengibre (6-gingerol e 6-shogaol).

Os pesquisadores demonstraram que as GDNP foram captadas principalmente pelas células epiteliais do intestino e macrófagos e não se mostraram tóxicas.

Para a experiência os pesquisadores utilizaram diferentes modelos de colite em ratos e observaram que a administração oral de GDNP reduziu os sintomas da colite aguda, reforçou a recuperação intestinal e impediu o desenvolvimento de colite crônica e câncer associado à colite. Também foi percebido um aumento na sobrevivência e proliferação de células epiteliais do intestino, redução na produção das citocinas pró-inflamatórias TNF-α (fator de necrose tumoral alfa), IL (interleucina) -6 e IL-1β e aumento na produção das citocinas anti-inflamatórias IL-10 e IL-22, nos modelos de colite.

Para os autores, o estudo apresenta um novo, natural e atóxico sistema de tratamento capaz de atingir a mucosa intestinal inflamada, e bloquear fatores prejudiciais ao promover fatores de cura. “Este sistema, exemplificado por GDNPs, pode facilmente ser desenvolvido para a produção em grande escala e, em última instância pode representar uma estratégia terapêutica eficaz para a prevenção e tratamento das DII”, concluíram.