08.02.19 - Notícia: Alimentos em foco

Revista Bomboniere Farma -Jornalista: Indefinido

23/01/19 - NOVIDADES NO PRATO

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor Internacional, até o ano de 2021, o mercado de alimentação saudável no Brasil deve crescer, em média, 4,41 % anualmente.

A Mintel, fornecedora global de pesquisa de mercado, também investigou essa tendência e descobriu que 76% dos brasileiros buscam ter uma alimentação saudável. O levantamento ainda constatou que 71 % dos respondentes preferem comprar produtos que tragam benefícios à saúde, mesmo que tenham que desembolsar um valor mais alto por ele.

www.euromonitor.combrasil.mintel.com

DUPLA DO BEM
O cálcio é um nutriente essencial para o organismo, pois desempenha inúmeras funções: formação dentária e óssea, coagulação sanguínea, auxílio no processo de contração muscular, transmissão dos estímulos nervosos, regulação dos batimentos cardíacos e combate à hipertensão.

A questão é que muitas dessas funções podem ser prejudicadas, caso o organismo esteja com carência de vitamina D. Esse nutriente regula a quantidade de cálcio no organismo, aumentando a absorção desse sal mineral no intestino. Para uma boa saúde, principalmente óssea e muscular, é muito importante manter bons níveis tanto de cálcio como de vitamina D.

A Fim Brasil oferece as balas de gelatina Cálcio + Vit. D como uma excelente opção. Em embalagem de 18 g, têm textura leve e sabor premium nas versões iogurte de morango, iogurte de coco e iogurte de pêssego. O produto contém 48 calorias por porção, é livre de açúcares, possui 35% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) dos ativos que dão seu nome, com aromas e corantes naturais e sem lactose.
www.hospitalsiriolibanes.org.br
www.hospitaldaface.com.br
www.fimbr.com

DESEJO DE DOCE
Quem nunca sentiu uma vontade repentina de comer um doce? De acordo com a ciência, não se trata apenas de uma tentação. Existe uma explicação fisiológica para esse desejo. O açúcar é o alimento dos neurônios, pois auxilia na produção de serotonina - hormônio encarregado de regular o humor. Além do sabor agradável, os doces servem, muitas vezes, como um calmante emocional, principalmente para mulheres em época de Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Hoje, existem diversas opções no mercado que substituem o açúcar, mantendo o sabor doce agradável dos alimentos, como o xilitol, substância natural encontrada em frutas e plantas.
• www.drauziovarella.uol.com.br  

INFLUENCIA MIDIAT1CA
Quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no País, segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo.
A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%. Dentro desse universo, a alimentação é um dos temas mais pesquisados pelos internautas.
Segundo estudo realizado pelo Instituto QualiBest, 41 % das mulheres dizem buscar informações sobre comidas e bebidas na internet e 29% dos homens também.
Os influenciadores digitais já são a segunda fonte de informações mais importantes para a tomada de decisão na compra de um produto no universo on-line, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes (57%).
Outros canais digitais, como site de reviews, blogs e sites oficiais de marcas, também foram mencionados como fontes para tomada de decisão por 1/3 da amostra.
www.secom.gov.br
www.institutoqualibest.com

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE
As vitaminas têm um papel de suma importância na manutenção do bom funcionamento do organismo em qualquer etapa da vida, mas ganham ainda mais relevância na terceira idade.

Esses micronutrientes ajudam na redução do risco de desenvolvimento de patologias crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer, além de ajudarem a retardar o envelhecimento precoce e combater o estresse. Justamente quando as vitaminas se mostram essenciais, o organismo sofre com um desequilíbrio nas quantidades necessárias destes nutrientes. A diminuição da densidade óssea presente nesta fase leva ao aumento das necessidades de cálcio e vitamina D; a diminuição da função imunitária acarreta no aumento das necessidades de vitamina B6, vitamina E e zinco; o aumento do estado de estresse oxidativo eleva, consequentemente, às necessidades de betacaroteno, vitamina C e vitamina E. Por conta dessas ocorrências, a chegada da terceira idade geralmente demanda ajuste na dieta e na suplementação.

• Fonte: nutricionista e especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Clínica Nutricional e Esportiva, Jordana Grazielle Lopes Braga