06.10.17 - Notícia: FAPESP e Newton Fund ampliam prazo de chamadas sobre biodiversidade

06 de outubro de 2017

Agência FAPESP

Propostas para realização de workshops conjuntos e intercâmbio de pesquisadores de São Paulo, de mais cinco países da América Latina e do Reino Unido serão recebidas até 20 de outubro. 

A FAPESP e o Newton Fund estenderam de 13 para 20 de outubro as datas-limite de duas chamadas de propostas sobre o tema Biodiversidade – Sistemas Ecossistêmicos para o Desenvolvimento Sustentável.

A primeira chamada – Latin America Biodiversity Regional Researcher Links Workshops – apoia a realização de workshops que reunirão pesquisadores do Reino Unido e de países da América Latina. Os workshops poderão ser realizados na Argentina, Brasil (Estado de São Paulo), Chile, Colômbia, México ou Peru. Os participantes serão divididos em partes iguais entre pesquisadores do Reino Unido, do país hóspede e pesquisadores regionais.

Os workshops no Estado de São Paulo deverão ocorrer entre 1º de março e 31 de agosto de 2018. Eles devem ser conduzidos em inglês e terão duração de três a cinco dias.

Os coordenadores dos workshops deverão ser pesquisadores responsáveis ou principais em projetos de pesquisa financiados pela FAPESP em uma das seguintes modalidades: Projetos Temáticos, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/11099.
A segunda chamada – Researcher Links Travel Grants – apoiará pesquisadores visitantes em viagens para desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração.

As viagens também devem contribuir para fortalecer ligações visando futuras colaborações e aumentar as oportunidades de cooperação internacional. Residentes nos países parceiros podem solicitar financiamento para visitar o Reino Unido e vice-versa. As viagens devem prever a participação em pesquisas sobre os mesmos temas, por um período de 4 a 12 semanas.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/11100.

O prazo-limite para submissão de propostas nas duas chamadas é 20 de outubro de 2017, às 16h (horário do Reino Unido).