06.06.19 - Notícia: Webinar orienta sobre como notificar no Vigimed

06/06/2019 

Anvisa

Participação no Webinar Anvisa não precisa de cadastro prévio. Na próxima segunda-feira (10/6), a partir das 15h, a capacitação é voltada para hospitais e Vigilâncias 

Orientar hospitais e Vigilâncias Sanitárias estaduais sobre o preenchimento de notificações de eventos adversos relacionados a medicamentos no sistema VigiMed. Esse é o objetivo do Webinar da Anvisa, que ocorre na próxima segunda-feira (10/6), a partir das 15h.

O novo sistema disponibilizado pela Anvisa para cidadãos e profissionais de saúde relatarem eventos adversos a medicamentos e vacinas contribui para a avaliação de segurança dos medicamentos. O VigiMed é baseado em uma solução tecnológica da Organização Mundial da Saúde (OMS), originalmente chamada VigiFlow.

O sistema foi concebido para ser operado de forma intuitiva, com navegação fácil e com o auxílio de orientações sobre o preenchimento de campos obrigatórios. O primeiro módulo, destinado aos cidadãos e profissionais de saúde, foi implantado em dezembro de 2018.

Um dos aspectos importantes do VigiMed é a adoção da forma e do padrão de transmissão de notificações harmonizado internacionalmente. Isso qualifica ainda mais as informações do Brasil para uso no banco de dados da OMS, o que permite avaliar casos e recomendar medidas em escala global.

O que são eventos adversos?
De modo geral, são casos em que um produto tem algum tipo de efeito nocivo não esperado em um paciente, podendo agravar o seu estado de saúde, prolongar períodos de internação e, em situações extremas, até levar ao óbito. Também podem ser caracterizados por efeitos indesejados e não previstos, de qualquer natureza. Outra situação que pode causar um evento adverso é o uso incorreto de um produto.

Participação
Para participar do Webinar, basta clicar no link abaixo, na segunda-feira (10/6), a partir do horário agendado. Não é necessário ter cadastro prévio.

15h – Webinar Anvisa: VigiMed para Hospitais e Vigilâncias Sanitárias Estaduais – como notificar eventos adversos de medicamentos?

Webinar

O Webinar é uma ação da Gestão do Conhecimento da Anvisa e tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência ativa da Agência, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público externo. O seminário virtual é o formato adotado para discussão dos temas técnicos da instituição, com a participação e interação com seus usuários em tempo real.

A transmissão é via web e a interação com os participantes é feita por um chat disponível durante o seminário. A gravação do evento fica disponível para visualização, no mesmo link da transmissão, mesmo após o seu término.