05.04.16 - Notícia: Divulgados relatórios do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária

5 de abril de 2016

Anvisa

A Comissão Organizadora Tripartite (COT) finalizou a redação dos relatórios do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária, realizado em 2015, com a compilação dos fóruns nas cinco regiões do país, o seminário internacional e o fórum nacional. Estes documentos estão disponíveis na página do Ciclo no site da Agência.

O Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária teve como propósito mobilizar os profissionais da área e a sociedade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e de sua contribuição para o desenvolvimento sanitário e socioeconômico do país.

A proposta do Ciclo de Debates não se encerra nesses eventos. A ideia é divulgar, em fóruns estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios e as estratégias de superação priorizadas nesse movimento e incentivar que sejam considerados na elaboração dos Planos de Saúde e nas programações anuais de saúde de estados e municípios para o período 2016 – 2019.

O resultado dos debates ocorridos durante o Ciclo contribuirá ainda para a elaboração de uma agenda estratégica de Vigilância Sanitária para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que reflita na operacionalização das propostas apontadas nesses espaços de interlocução, com a definição de ações que permitam a modernização e o acompanhamento das ações planejadas.

Na edição 2015 do Ciclo foram realizados sete encontros, sendo um Seminário Internacional, que abriu o evento, os fóruns regionais – nesta ordem, nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte – e um Fórum Nacional que consolidou e priorizou as discussões e encaminhamentos oriundos dos eventos que o antecederam.

Participaram do Ciclo de Debates representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, as coordenações municipais e estaduais de Visa e os  laboratórios analíticos de Visa, dos outros setores da área de saúde, dos conselhos de saúde, da sociedade civil organizada, do setor regulado e parceiros institucionais como as instituições de Defesa do Consumidor.

O desenvolvimento das atividades programadas será o resultado de um trabalho articulado e cooperativo no âmbito do SNVS.

Para dar efetividade aos compromissos firmados a partir da realização do Ciclo de Debates, em seguimento ao processo de construção da agenda estratégica e ao fomento da integração das ações constantes dessa agenda no planejamento estratégico dos entes do SNVS, foi elaborado um projeto com três produtos, que estão no Planejamento Estratégico da Anvisa para o período de 2016-2019.

Saiba mais: Conheça os produtos construídos durante o Ciclo de Debates que entrarão no Planejamento Estratégico da Anvisa para 2016-2019.