04.01.21 - Notícia: Confira o Painel de Notificações de Farmacovigilância

04/01/2021

Anvisa

Agência disponibiliza painel de dados de notificações de eventos adversos de medicamentos e vacinas. Confira!

A Anvisa informa que já está disponível o Painel de Notificações de Farmacovigilância. A plataforma possibilita a consulta de dados relacionados às notificações de eventos adversos de medicamentos e vacinas recebidas pela Agência.

É importante esclarecer que o painel permite o acesso ao público em geral às informações relacionadas às notificações espontâneas de eventos adversos de medicamentos e vacinas recebidas por meio do VigiMed, sistema implantado pela Anvisa em dezembro de 2018. Os dados do sistema Notivisa, que vem sendo substituído pelo VigiMed, ainda serão migrados, para fazer parte da série histórica de dados de Farmacovigilância.

Destaca-se que os dados das notificações são apresentados de forma anônima, sem inclusão de informações pessoais ou quaisquer outros dados que possibilitem identificar uma pessoa, em cumprimento ao disposto na Lei de Acesso à Informação e na Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Confira o Painel de Notificações de Farmacovigilância. 

O que é Farmacovigilância?  
A Farmacovigilância é responsável pelo monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas. A Anvisa recebe as notificações de pacientes, profissionais de saúde, serviços de saúde e empresas farmacêuticas e trata os dados, para identificação de possíveis problemas na segurança dos produtos nos quais precise intervir. 

Confira a página especifica sobre Farmacovigilância